sábado, 7 de abril de 2007

Aula 6 - 05-03-07 - Apresentação do trabalho O CORPO FALA

Capitulos 2, 3, 4 e 5.

Capítulo 2 - OS SÍMBOLOS
Símbolos, ferramentas da mente. Um símbolo antigo dá-nos a estrutura psicossomática do homem e da linguagem do nosso corpo. - Vamos conhecer o boi oferecendo-lhe um prato de bolo. - O leão que estufa e encolhe. - A águia de motocicleta. - Primeiro contacto do leitor com a evidência de um conflito entre duas expressões corporais simultâneas, mas opostas!
CAPÍTULO 3 - PERCEBER EM VEZ DE OLHAR
Não só o latim é língua morta, a linguagem do corpo também, se apenas estudada em livro.Hoje dominamos (bem, razoavelmente ou mais ou menos; depende) o inglÊs, alemão, francÊs e o português, o que por sua vez permite arriscar o espanhol e adivinhar parcialmente o sentido de um parágrafo simples em italiano, ou até mesmo uma legenda de fotografia em holandês. Mas não nos peçam para decifrar uma inscrição latina!Ninguém consegue a percepção fluente de uma língua se apenas a estuda em livros. Mesmo que se tratando de única lingua universal; mesmo que, inconscientemente, todos nós nos expressemos por seu intermédio. Certo, conhecemos alguma coisa, sabemos distinguir entre rosto zangado e o alegre, a bofetada e a carícia.
CAPÍTULO 4 - Análise de um sorriso
Na prórpia cabeça temos representados os três animais:O boi, representado pela boca por onde entram os alimentos.O leão, representado pelo nariz onde entra o oxigênio para os pulmões.A águia, representada pelos olhos que são o espelho da mente.Vimos nessa aula, a expressão de cada tipo de sorriso, quando é sincero ou quando é irônico, entre outras diversas formas de sorrir.
CAPÍTULO 5 - Harmonia e Desarmonia
Onde entra um breve estudo para piano, a dois dedos só. - O leitor já percebeu a temática da discordância do sorriso, a do piano é de oito versus nove! - O homem está psicofisiologicamente "afinado" para sentir isso na música, por que não na linguagem do corpo ?Vimos nessa aula como o som pode ser harmônico e desarmônico. Mesmo sendo as mesmas letras, em rítmos diferentes, podemos notar a diferença e o cansasso ao ouvido.

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